Você já deve saber que ter um filho não é só concebê-lo mas, especialmente amá-lo desde o momento em que decidiu engravidar ,pois seu corpo como um todo se prepara para a concepção,  principalmente seu emocional deve estar em equilíbrio.

É na fase intra-uterina que começamos a educá-lo e devemos dar maior atenção e amor, maternal e paternal. No período intra- uterino começa a ser traçado o perfil da personalidade do bebê. A forma de se comunicar  é a fala e as carícias pensamentos e emoções da mãe para com o feto, valorizando a vida, dizendo tudo que há de agradável  e de útil no mundo exterior, o quanto você o ama e o espera para poder abraçá-lo, acarinhar beijar e o orgulho e felicidade que sente por ele estar vindo.

O desenvolvimento físico e emocional do bebê se inicia bem antes do nascimento por isso a importância do pré- natal, que irá influenciar na gestação na infância e idade adulta, principalmente nas respostas emocionais e nas habilidades sociais .

O feto reconhece e discrimina os sons além de memorizá-los  tanto a voz da mãe, do pai e das pessoas mais próximas .

A comunicação pode se dar de forma não verbal, através dos batimentos cardíacos, respiratórios, movimentos do bebê, carinhos da mãe, além dos sentimentos e emoções que a mãe passa a nutrir pelo feto que tem origem na mais tenra infância dela. O bebê percebe os sentimentos que a mãe lhe dirige desde o útero.

A importância da comunicação seja ela verbal ou não esta diretamente ligada a formação do vinculo materno-infantil que é de fundamental importância para o desenvolvimento emocional ,social e cognitivo  saudável do bebê.

Uma gestação onde essa comunicação se dá de forma positiva pode garantir um vinculo harmônico , saudável e equilibrado de amor , de segurança, de autoconfiança, pois a atitude emocioanal da mãe orienta o bebe, conferindo qualidade de vida e servindo como organizador de sua vida psiquica.

Tudo isso contribui para a saúde emocional do bebê, pois a criança que se sente amada, aceita, valorizada, desejada virá ao mundo com mais ferramentas para desfrutar das alegrias e compartilhar suas descobertas com as pessoas que ama , o desenvolvimento emocional  e físico saudável proporciona  uma vida mais agradável e feliz.

Por isso mamãe sempre que puder dê atenção ao dialogo com seu bebê através de caricias , da fala  , cante para ele revele seus planos demonstre através dos pensamentos das emoções  o quanto você o ama e que não vê a hora de poder pegá-lo abraçá-lo pois se ele pudesse verbalizar seus sentimento diria:  também te amo mamãe fico feliz quando ouço sua voz e me sinto amado em breve estaremos juntos e vamos compartilhar nossa alegrias e sonhos, um beijo e até breve.

« »